sexta-feira, 29 de agosto de 2008

JOÃO-----ANIMAIS "SELVAGENS" SOLTOS

Povo querido deste blog!

Ainda estou em São José dos Campos. Acontece que por aqui, tem acontecido algumas coisas interessantes, as quais eu pretendo contar. Também quero ver se dá tempo de eu visitar a Nina e poder dar umas bicadinhas naquelas orelhas fofas dela.

Eu assisti em uma calçada de um boteco daqui (claro, estava à procura de algumas migalhinhas de pão no café-da-manhã) essa notícia:


Uma pena que Sampa não comporte animais que já foram tidos como domésticos. Se os donos fossem mais responsáveis e a cidade menos "hostil", poderíamos tirar proveito dessa parceria homem-animal.

Há cidades como Nova Iorque, que tem passeios de charrete ao redor do Central Parque. É um passeio super charmoso e romântico. Mas aqui, como fazer? Os donos de animais como o Juca e a Nina, nem sempre têm responsabilidade com eles, que dirá animais maiores?

Onde pastar, por exemplo? Sim, porque a ração não tira o hábito saudável de pastar, tomando aquele solzinho da manhã ou do fim de tarde.

Temos que rever muitos conceitos ambientais. Um deles é permitir qualidade de vida aos animais, sendo eles grandões ou não.

Arrulhos, povo querido!

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

JOÃO - Trabalho bom é aquele bem feito!

Bom dia pessoas!

Hoje eu estava passeando (ainda estou em São José) e vi uma cena que me chamou a atenção e percebi que por me chamar atenção, também devo ser um pouco preconceituoso (mas não vou entrar nesse mérito). Uma moça andando acompanhando duas pessoas com deficiências mentais.
Muitos com razão vão dizer: "mas isso não tem nada de mais!"

Pois é, não tem mesmo, mas como disse; me chamou a atenção e a primeira coisa que me veio à cabeça é o trabalho que aquela moça estava fazendo. Não é fácil cuidar de pessoas portadoras de deficiências, é preciso muito carinho, amor e paciência. Já ouvi muitos relatos de que o amor é recíproco e isso ajuda muito, mas é como ter filhos, dizem ser a melhor coisa do mundo, mas também dão um trabalhão! No caso deles, esse trabalho parece ser maior ainda (como disse, posso estar sendo completamente preconceituoso e na verdade eles darem menos trabalho que uma pessoa considerada sem deficiências).

O que importa disso tudo é que há várias profissões como essa que praticamente não são reconhecidas pela sociedade como um todo. O lixeiro, por exemplo, assim como o gari, eletricista e tantos outros que trabalham (e muito) para que todos (eu, pombo, também) possamos viver em um mundo mais limpo, com possibilidades tecnológicas e tudo mais.

Foi aí que parei para pensar e percebi que não existe profissão mais digna ou menos digna, o que existe é o PROFISSIONAL mais digno e o menos digno.
Não importa se você faz apenas trabalho voluntário, não importa se você não ganha muito, não importa se você tem estudo ou não, não importa se você estudou alguma coisa e mudou de área.... nada disso significa a profissão. A única coisa que vale é como a pessoa age no seu dia a dia como profissional.

Até eu, como pombo, tenho meu valor "profissional", não como repórter de assuntos diversos, mas como "embelezador da natureza", como parte desse ecossistema (na verdade minha origem é européia, mas hoje já faço parte do Brasil). Não importa se o serviço é arrulhar por aí ou simplesmente fazer cáca na cabeça dos homens (afinal de contas vocês gostam porque isso traz sorte), o que importa é fazer bem feito, fazer com amor!

Outra coisa importante: como disse, toda profissão é digna! Procurem a beleza de cada profissão, não só a parte fiancira dela, mas o que ela pode trazer de bom (crescimento pessoal), o que ela pode trazer para outros. Muitas vezes nós achamos que nosso serviço não serve para nada, mas não avaliamos o que pode representar para a pessoa que está precisando direta ou indiretamente dele.

Arrulhos calorosos a todos!

terça-feira, 26 de agosto de 2008

NINA - Cães que fazem Diagnóstico de Doenças

Boooom dia gente bonita!!!

Estava visitando uma amiga da mãe e encontrei a filha dela, uma cadelinha já idosa (11 anos de idade), sem raça definida (SRD) e ,possivelmente, com um dom especial, ela consegue detectar doenças. Não vou colocar o nome dela nem telefone nem endereço porque ela não quer que as pessoas fiquem perturbando a mãe dela, ainda mais porque esse dom ainda não está totalmente comprovado.

Me lembro que ela sempre mostrava para a mãe dela onde tinha qualquer problema nela mesmo, desde um simples carrapato até uma dor mais forte. Só que dessa vez foi diferente, ela mostrou para a mãe dela que perto do ânus dela tinha alguma coisa. Ao examiná-la a mãe dela não viu nada, mas como ela sempre mostrava onde tinha algum problema, resolveu ir a um veterinário. A médica que examinou e também não achou nada de diferente, mas mesmo assim resolveu fazer um exame chamado citologia e encaminhou para a clínica do MEU médico para coletar esse exame.

Chegando lá, ninguém acreditou que tivesse alguma coisa, mas de qualquer forma o exame foi realizado. O resultado do exame: câncer! Ninguém acreditou quando viu o resultado, mas está lá e fechado.
Então essa médica veterinária encaminhou o caso para o MEU cirurgião fazer a cirurgia, que será feita amanhã.

Minha mãe por ser muito preocupada e vendo que a amiga dela também estava, resolver ir junto conversar com o MEU médico (já que já o conhece) e segundo ele, a cirurgia tem um certo risco, mas a parte boa da notícia é que o tumor é muuuito pequeno (ninguém sabe explicar como que a cachorrinha percebeu esse tumor, porque ela não sente dor nem incômodo no local) e isso facilita um pouco a cirurgia. De qualquer forma os riscos existem e todos devem estar cientes disso.

Foi aí que ele explicou que alguns cães (e pode ser o caso da minha amiga) possuem um dom de farejar doenças, mais especificamente células tumorais. Alguns lugares usam esses cães treinados para farejar tumores em humanos, com isso é possível detectar tumores antes mesmo de formar um nódulo, possibilitando tratamento precoce e maior taxa de sucesso no tratamento.

A BBC Brasil já fez uma matéria sobre isso.


Amanhã é a cirurgia, vamos torcer para que ela fique bem!

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

JUCA - As medalhas do Brasil não são do Brasil! Diga não às Olimpíadas do Rio!

Booom dia gente!!!

Falta pouco para mais uma edição dos Jogos Olímpicos acabar. O Brasil está como sempre, mais ou menos.
O melhor de tudo é que como sempre a maioria das esperanças brasileiras falham e perdem suas chances, mas sempre surgem nomes que surpreendem o mundo.

Temos até aqui duas medalhas de ouro, uma na natação e outra no salto em distância feminino, nenhum dos dois era cotado ao ouro (talvez a medalhas) e em momentos de superação conseguiram atingir seus objetivos.

Além de dar os parabéns a esses atletas, que como já disse em posts anteriores são heróis, quero dizer uma coisa que muitas pessoas podem ficar chocadas, essa frase eu ouvi de meu pai e como concordo plenamente vou repetir:
- Todo mundo tá falando que as medalhas são brasileiras, mas o Brasil não fez nada por esses atletas, então essas medalhas são apenas do atleta e da sua família.
Disse ainda:
- Eles nem deveriam ir pra Brasília depois dos Jogos para receber os parabéns do Presidente, o que foi que ele fez para os atletas? Qual foi a ajuda? O incentivo? Na hora que eles realmente precisam o governo não apóia, não estimula.... mas depois que ganha, quer posar de bonzinho e dizer que apóia o esporte nacional.

E ainda querem os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro? Sinceramente, para mim, essa é uma idéia totalmente descabida.
Vamos aos fatos... para que serve organizar uma Olimpíada? Ter "status" se conseguir organizar algo espetacular como a China ou ser criticado por todos (como é bem capaz de acontecer se for no Brasil), aumentar o turismo (só na época dos jogos) e principalmente alavancar o esporte nacional.

Só pelo status de sediar os jogos não é um motivo plausível para quem tem tantos problemas a serem resolvidos como é o caso do Brasil, aumentar o turismo muito menos, pois o Brasil precisa de políticas de incentivo ao turismo e não de Jogos Olímpicos.

Por fim, alavancar o esporte nacional.... a China gastou cerca de U$ 40 bilhões para organizar essas Olimpíadas. Tenho certeza que com esse dinheiro o Brasil seria uma grande potência Olímpica se o Governo gastasse isso com o esporte nacional.
Duvida disso??? Existem hoje 34 modalidades olímpicas, imagine se o Governo investisse esses 40 bilhões em cada modalidade, construindo centros de treinamento em massa (que estimula o esporte para todos e descobre novos talentos) e centros de treinamento especiais para atletas de alto nível, investindo nos atletas e tudo mais. Cada modalidade olímpica receberia pouco mais de 1 bilhão de dólares, considerando o dólar a aproximadamente R$1,60, cada modalidade receberia míseros R$ 1.600.000.000,00 (não sabe nem ler esse número, né?) , são 1 bilhão e 600 milhões de reais por modalidade! Ainda duvida?

Ronronados a todos,
E ótima sorte a todos que estão disputando em Pequim!

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

JOÃO------FORÇA DA VIDA


Voando pela Sampa querida, encontrei esta árvore aqui. Humanos cortaram-na até que ela não "atrapalhasse" a visualização do comércio onde ela estava (diga-se de passagem, antes deles chegarem lá).

Mas a vida é maior que qualquer "corte" que a gente sofra. A vida sempre nos move adiante, para o alto, para o melhor, para o mais evoluído, para o sucesso..... para a felicidade.

Esse é o movimento da vida: continuar. Continuar de qualquer maneira.

Fiquei pensando nisso...... A vida nos empurra para a felicidade.

Arrulhos!

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

JUCA-------RESPOSTA DE COMENTÁRIO!

Uau!!!!! Acreditam que recebemos uma pergunta em nosso blog? Ficamos maior orgulhosos de vocês confiarem na gente pra solucionar certas coisinhas do dia-a-dia dos seus bichinhos.

Pois bem, eu ainda fico mais orgulhos, pois a pergunta veio direto pra mim. Ehehehehehehe.

Vamos lá:

"Ditrix disse...
Oi! Adorei o que escreveram! Mas venho lançar uma questão... A minha gata viaja quase todas as semanas de carro, dentro da sua transportadora (que ela detesta). Fazemos estas viagens desde que ela nasceu, ou seja, há cerca de 5 anos. Sempre foi difícil controlar o cocó e o chichi, por que de vez enquando ela faz dentro da transportadora, mas últimamente tem sido terrível, faz em todas as viagens... Haverá alguma maneira de a treinar a não fazer ou terei mesmo que passar a recorrer a fraldas? Alguma dica?
Ditrix"

Primeiro de tudo, Ditrix. Obrigado pela pergunta.

Respondendo: Cada gato tem seus mecanismos de saber sobre a rotina da casa. Eu por exemplo, cada vez que vejo a caixa de transportes, já sei que estamos indo ao veterinário. Se eu estou indo ao veterinário, por mais carinhoso que ele seja, eu sei que picadas, dores porque enfiarão alguma coisa no meu fiofózinho, vão acontecer. Logo, quando vejo a caixinha, me arrepio todo.

Eu peço que você converse com o veterinário que atende sua gatinha, porque ele a conhece fisiologicamente e poderá orientar vocês com respeito à alimentação antes da viagem. Se bem que eu se fosse sua gata, desconfiaria se me tirassem a comida e associasse isso com viajar, ou seja, não diminuiria o estresse que é o que faz sua gata sujar toda a caixinha dela.

Para diminuir o estresse, eu faria o seguinte: transportaria a gata dentro do carro fora da caixinha transportadora. Claro, mantendo as janelas do automóvel fechadas. Talvez ela podendo passear dentro do carro, acabe encontrando um lugar onde se sinta segura. Afinal, você já deve ter percebido que nós gatos escolhemos lugares "exóticos" para dormir, tipo, em cima da TV ou geladeira, dentro de gavetas (e você se pergunta como é que nós conseguimos nos encaixar dentro delas) e ainda, atrás de cortinas.

Tenho um primo-gato que dorme atrás no carro na parte da tampa do porta-malas.

Por favor, não se esqueça que na hora de tirar a sua gata de dentro do carro, coloque ela dentro da caixinha transportadora para evitar fugas.

Acredito que ela "entendendo" o que é um carro e podendo explorar e assim achar que tem o controle da situação, o estresse diminua drasticamente, evitando assim que se suje toda. E que vocês viajem com um cheirinho mais agradável dentro do carro. Ehehehehehe.

Espero sua resposta pra juntos encontrarmos uma boa solução da sua gata (que você esqueceu de dizer o nome dela). Quero saber se o que eu falei ajudou vocês de alguma forma, ok?


Miadinhos carinhosos a todos vocês! Escrevam!!!!!!!

terça-feira, 19 de agosto de 2008

JOÃO - Reintrodução de Animais Selvagens / Silvestres

Boa tarde, gente bonita!

Hoje resolvi falar de um tema que gera bastante dúvida, polêmica e claro, confusão; reintrodução de animais selvagens. Muita gente acha que reintroduzir um animal na natureza é simplesmente soltá-lo em uma mata qualquer. Esse tipo de ação além de fazer mal ao animal que está sendo solto, pode arruinar todo o ecossistema da região.

O primeiro exemplo que vou dar é de dois saguis. Eu tava sem nada pra fazer e resolvi viajar pra São José dos Campos. Parei para descansar em lugar bem tranquilo com bastante árvore. Quando cheguei mais perto percebi que algo estranho acontecia e que aquele lugar arborizado se tratava de um mini zoológico.

Cheguei mais perto e percebi que dois saguis estavam sendo agredidos por um grupo grande de saguis, um deles chegou a pular no lago de tanto desespero e foi resgatado pelo pessoal do zôo, o outro sagui, fugiu. Curioso por saber o que estava acontecendo, fiquei ouvindo a conversa e descobri o que aconteceu:

Uma pessoa tinha dois saguis da região da Bahia e estava criando eles em casa até que um deles mordeu a esposa dessa pessoa. Diante desse problema ele não pensou duas vezes, decidiu soltar os saguis no zológico, local que era bem arborizado e que tinha outros saguis daquela região (soltos).


Resultado: logo que ele soltou os saguis (sem que o pessoal do zoológico soubesse), o bando sentindo a ameaça de dois indivíduos estranhos ao grupo resolveram expulsá-los e agredi-los. Com isso, um deles quase morreu afogado e o outro sumiu.
Curioso para saber o que poderia ter acontecido com o outro sagui, fiquei na cidade por um tempo..... uma semana depois o sagui que tinha desaparecido foi encontrado, mas com o braço fraturado e muito debilitado.

O pessoal do zôo o levou para exames de raio-x (lá na clínica do veterinário da Nina) que constatou além da fratura no braço, duas fraturas antigas nas pernas e descalcificação do osso. Essa fraqueza do osso foi provavelmente originada de uma alimentação inadequada enquanto estava em cativeiro.

Concluindo esse caso, posso dizer que vejo pelo menos 3 erros sérios:


1- Comprar / Capturar animais silvestres de vida livre;
2- Ter um animal e não saber sequer suas necessidades mínimas;(como alimentação)
3- Soltar o animal sem se importar com as consequências desse ato que geralmente são desastrosos.

Agora vou comentar sobre um caso que vi quando estive na praia. Dessa vez todo procedimento foi corretíssimo, apesar de parecer triste.
Um grupo de pinguins se perdeu do seu bando e foram parar em praias do litoral norte de São Paulo. O pessoal do projeto Tamar conseguiu resgatá-los e conseguiu tratar de suas feridas e repor suas energias.


Quando estavam recuperados a imprensa noticiou que eles não iriam ser soltos novamente e que teriam que ficar em zoológicos. A população não gostou da idéia porque para eles os animais deveriam ser reintroduzidos já que estavam bem.

Foi nesse momento que a veterinária e a bióloga do projeto explicaram o porquê deles terem que ficar em cativeiro Elas disseram que na natureza o fato deles terem se perdido do grupo significa que eles eram os mais fracos (inclusive geneticamente falando). Como eles foram resgatados e foram muito bem tratados, poderiam estar mais fortes do que os da natureza (que gastam muito mais energia para sobreviver), se eles fossem soltos novamente, eles disputariam a comida e as fêmeas desses animais mais fortes e assim o homem estaria influenciando diretamente na seleção natural dessa espécie.

Muita gente discordou dessa explicação, mas quem discordou não pensou nas consequências desastrosas que isso poderia gerar daqui a algum tempo.
Imagine se esses pinguins geneticamente mais fracos (mas agora mais fortes por causa do tratamento que receberam) fossem soltos e por estarem mais fortes conseguissem acasalar com as fêmeas do grupo, os seu descendentes ganhariam uma carga genética mais fraca e isso poderia gerar pinguins mais fracos..... animais mais fracos na natureza significam extinção da espécie!

Nesse caso então, parabéns aos que tomaram essa decisão que apesar de ter uma imagem desagradável perante a socedade, salvou milhares de pinguins (não é exagero, milhares podem ter sido salvos por esse gesto tão simples, mas corajoso).

É isso minha gente, lembrem-se que a reintrodução de animais não pode ser feita de qualquer forma... infelizmente vejo m programas de TV casos de animais sendo reintroduzidos, mas não adianta fazer isso sem monitorar esses animais e as consequências desses atos.

Sem dúvida o mais importante não é reintroduzir os animais, o mais importante é parar o comércio de animais ilegais e tratar da melhor maneira possível os que já estão em cativeiro.

Arrulhos a todos!

JUCA-----SACOS DE MERCADO

Oi, povo bonito!

Já falamos aqui diversas vezes sobre o uso racional de sacolas plásticas. Já falamos por exemplo, que você na hora de recolher o cocô do seu gato ou do seu cão, dê preferência para usar jornal.

Claro que é melhor recolher cocô com saquinho plástico que deixar a rua cheia de cocô, não temos dúvida. Mas se você já é uma pessoa menos ignorante, que já sabe do impacto que as sacolas plásticas proporcionam ao meio ambiente, use o máximo que a sacola plástica pode te proporcionar.

Meus pais por exemplo, quando vão à feira, pedem para os feirantes colocarem as frutas, legumes dentro dos sacos plásticos que já vieram dos mercados. E claro, quando vão o mercado, usam sacolas retornáveis. Usam o mínimo de sacola plástica.

Veja um reportagem aqui sobre o assunto e tenha conhecimento dos números alarmantes:



Se meu pai tirar foto da sacola retornável que eles usam, eu publico a foto aqui, tá?

Temos todos que fazer um esforço a mais para diminuir o que por anos a fio fizemos, mudando pequenas coisas, pequenos hábitos.

Miadinhos carinhosos a todos vocês.

JOÃO----QUADRINHOS


(Clique na figura para ler melhor)


Em breve, mais quadrinhos!

Arrulhos!

NINA-----ESPUMA CHEIROSA

Queridos.....

Adoro tomar banho. Aliás, sabem que nós os labradores, adoramos água? Neste fim de semana, minha mãe deu um bom banho em mim aproveitando o sol maravilhoso que fez no Domingo, aqui em Sampa. Muito calor.

Mas o me banho começou mesmo quando fui "ajudar" a mãe a lavar o quintal de casa. Minha mãe é daquelas pessoas que mesmo tendo uma máquina de pressão na água, que facilitaria em muito o trabalho dela, prefere usar balde e vassoura.

Minha mãe estava lavando o quintal e ouviu uma pessoa na rua perguntar pra ela se era necessário usar tanto sabão assim.... Minha mãe não entendeu e disse que sim, que era necessário pra que o quintal ficasse bem limpinho e cheiroso.

Essa pessoa disse que limpeza não é sinônimo de cheirinho bom, afinal, quanta gente não usa perfume pra não ter que tomar banho? Eca!!!!

Ela ainda acrescentou que o que desinfeta mesmo é a água sanitária e que essa espuma toda que a gente usa no banho como xampu e sabonete, nas roupas como sabão e amaciante e na louça como detergente e sabão em pedra; acabam detonando com a Natureza, com a saúde dos rios.

Minha mãe é uma pessoa que quando é criticada, reage bem: ela fica quieta pensando e vai pesquisar pra que se caso a pessoa que a criticou estiver errada, ela possa retrucar com consciência e elementos.

Usando o computador e a internet, minha mãe chegou até essas imagens:


Pirapora do Bom Jesus

Esta é uma cidade afetada pelo mau uso do rio Tietê. Toda a espuma que nós usamos na pia, no box e na casa mesmo com os produtos de limpeza, chegam na cidade em forma de espuma. Curiosamente, uma espuma muito mal cheirosa.

Como o rio aqui fica "lento", a concentração da espuma fica maior e difícil de se dissipar:


A espuma está afetando a saúde das pessoas, pelo menos, há 31 anos. Problemas de pele, de respiração......sem contar o que deve ser você comer, dormir, viver com um ar com cheiro constante ruim. Dizem que até o cheiro de cocô é melhor que o cheiro que essa espuma produz.

E afeta muito a vida dos moradores:


A espuma literalmente, invade a casa dos cidadãos.

Agora, por mais que os governantes façam a despoluição do rio Tietê, que é um processo muito lento e caro, nós poderíamos fazer nossa parte, não é?

Minha mãe, por exemplo, não consegue imaginar a vida sem xampus, sabonetes cheirosos, aqueles multiusos que ajudam tanto quando ela limpe a cozinha (da bagunça que meu pai faz quando resolve "ajudar" cozinhando......

Mas a minha mãe, procurando se informar e ajudar nessa situação, achou uma receita que ela já usou e aprovou em 100%. Curiosamente, além de ser muito ecológica, a receita acaba barateando em muito o custo de produtos de limpeza.

Para limpar chão, azulejo e vidros: com 1/2 xícara de bicarbonato de sódio em um balde de água morna. Use um esfregão, esponja ou vassoura com a solução e depois enxágüe o piso.

Na hora de limpar o fogão e panelas muito engorduradas, ela faz o seguinte: assim que acaba de cozinhar, ela tira toda a comida e passa pra um recipiente (afinal, guardar comida em panela na geladeira, é muito anti-higiênico), ela põe a panela de molho com água e umas duas borrifadas de vinagre. Dentro da panela, ela coloca aqueles cachimbos e tampinhas das bocas de fogão. Almoça e quando vai lavar a louça, ela praticamente na hora de despejar a água, toda a gordura foi embora. Fora que na hora de passar a palha de aço nas tampinhas do fogão, elas brilham pra caramba, sem esforço.

Nas manchas mais difíceis e quando o chão da cozinha está "complicado", ela adiciona vinagre na receitinha lá de cima.

E assim, até que os detergentes comecem a não envenenar os rios de verdade, minha mãe resolveu diminuir bem o consumo deles. Além de escrever para algumas fábricas de detergente e sabão em pó, cobrando produtos mais ecológicos....

São receitinhas simples que, vocês querendo, posso escrever mais a respeito. Chega de envenenar os rios!

Aqui, de Pirapora do Bom Jesusa história triste .
Lambidinhas!

terça-feira, 12 de agosto de 2008

NINA-----ANJOS PARA ANIMAIS

Oi, gente!

Vocês têm hábito de ir em circo? Se tem, já repararam em que condições este circo trabalha? A gente sabe que essa vida nômade de quem é circense não dá muito conforto e manter a tradição é muito difícil, pois essa expressão artística concorre com um mundo de multimídias e espetáculos cada vez mais incrementados.

Aqui em São Paulo onde moramos eu e a minha família, o circo que tiver animais em seu elenco, está proibido de trabalhar aqui na cidade. Justamente porque São Paulo é uma cidade muito cheia de estímulos que acabam prejudicando o bem estar animal. O histórico de maus-tratos também incentivou que essa portaria proibindo circos com animais fosse efetivamente cumprida.

Acontece que no resto do Brasil é diferente, embora muitas cidades já estão pensando em adotar essa lei. Foi o que aconteceu em Brasília com o movimento que surgiu partir de denúncias de maus-tratos feitos para o Ibama. Animais que não tinham a menor condição de viver bem alimentados ou sem estresse (tão comuns a animais domésticos quando viajam, imagina só para os selvagens), podem agora em um recanto re-estabelecer sua saúde.

Claro que para o circo é prejuízo, mas se eles não têm condições de cuidar dos animais, concordam que é crueldade mantê-los ali trabalhando? Depois, acontecem aquelas tragédias como a do leão que comeu o menino, ou daquela cena cômica (e que atrapalhou o trânsito de Sampa) quando um elefante fugiu para comer arbustos e interrompeu uma avenida......

Os circos têm que se atualizarem e buscarem novas alternativas. Uma delas é rever se vale a pena ter animais no elenco: com jaulas decentes, com comida que seja suficiente e veterinários/biólogos cuidando sempre. Na dúvida se dá ou não: melhor não ter animais.

E na opinião da minha mãe, a melhor forma de mostrar isso tudo o que escrevi aqui para os donos de circo, é simplesmente não indo em circos que tenham animais trabalhando.

Pense a respeito. E use seu poder de "pagante de ingresso" para fazer a diferença.

Aqui, a reportagem.

Lambidinhas com esperança de liberdade.

JUCA----- GATO E SUAS POSSES

Sobre o mito que nos apegamos à casa. Quero deixar claro que não é verdade. Se fosse assim, quando meus pais viajassem eu não ficaria em comer, todo jururû.

Nós gatos, gostamos mesmo é de atenção. E assisti com minha mãe um vídeo que mostra bem como achamos que vocês humanos têm que dar toda a atenção (e mais um pouco) para a gente,já que estamos sempre à disposição para que vocês tenham companhia:



Lambidinhas ásperas cheias de amor para vocês!

JOÃO-----POESIA PARA UMA LINDA ÁRVORE



Canção do dia de sempre
Tão bom viver dia a dia...
A vida assim, jamais cansa...
Viver tão só de momentos
Como estas nuvens no céu...
E só ganhar, toda a vida,
Inexperiência... esperança...
E a rosa louca dos ventos
Presa à copa do chapéu.
Nunca dês um nome a um rio:
Sempre é outro rio a passar.
Nada jamais continua,
Tudo vai recomeçar!
E sem nenhuma lembrança
Das outras vezes perdidas,
Atiro a rosa do sonho
Nas tuas mãos distraídas...
(MÁRIO QUINTANA)

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

JUCA - Resultados do Brasil nas Olimpíadas

Boa noooite gente!!!

Depois desse vídeo (do post anterior) mostrando a "ferocidade" da minha espécie (alías, esse era meu primo vira-latas que, por isso, é o mais bravo da família....) nada como saber como vai nosso Brasil na Olimpíadas.

Pois é, muita gente nem se ligou que, apesar da abertura ser amanhã, os jogos de futebol já começaram. Minha mãe ao ver que o Brasil estava jogando fez aquelas perguntas que toda mãe faz quando vê um jogo:
- O Brasil está jogando? Resposta do meu pai: Sim.
- É aquele Campeonato Brasileiro? Resposta: Não.
- Mas já é a final? Nãããão!!!!!

Pois é, essas são as fêmeas humanas que possuem uma certa (total) incompatibilidade com futebol. Para quem ainda não sabe, SIM, começou a Olimpíada de Beijing (como já disse é mais bonito que Pequim).

Resultados até o momento:
- Futebol feminino: Brasil 0 x 0 Alemanha (bom resultado para os dois times, que devem fazer uma semifinal ou finaldo campeonato).
- Futebol masculino: Brasil 1 x 0 Bélgica (ótimo resultado pelo pouco futebol apresentado, espero que melhore).

O volei feminino teve uma baixa (Juliana) que será substituída pela Ana Paula (aquela que era do volei de quadra e foi pra areia), que deve chegar ou já chegou em Beijing. Tem um ciclista brasileiro com uma pedra no rim (cálculo renal), é pequeno, mas causa uma dor muito grande, pode ser que saia a pedra saia sozinha (bebendo água), mas é torcer para que ele se recupere dessa para poder competir.

No judô, depois de muita polêmica e muito atraso, resolveram levar a judoca reserva. Ela chega no sábado a noite para lutar no domingo. Nem preciso me alongar nessa conversa, mas fica a pergunta, por que será que a comissão técnica não queria levar a reserva? Só sei que nessa brincadeira, a atleta que poderia chegar uns dias mais cedo (pelo menos 1 dia), não terá nem tempo de se adaptar ao fuso horário... mas sabe de uma coisa? Tô achando que ela vai trazer uma medalha (mesmo sabendo que isso é muito difícil, estou com esse pressentimento).

Amanhã tem a abertura, dizem que será uma das mais bonitas... conhecendo um pouco da cultura chinesa, da arte milenar e da sua capacidade tecnológica não duvido de nada.
Falando em tecnologia, amanhã tem previsão de chuva por lá.... meu pai disse que eles estão com canhões que vão lançar bombas com uma substância (que agora não lembro o nome) que faz chover, ou seja, eles pretendem adiantar a chuva para não chover na hora da abertura (alguém ainda uvida da capacidade tecnológica deles?).

Ronronados a todos e vamos continuar na torcida!

JUCA-----GATOS FEROZES.

Em torno de nós gatos, há várias lendas que nos apontam como seres vingativos, desapegados ao dono e que sempre atacamos crianças. Só quem tem um gato dentro de casa, sabe o quanto é mentira tudo isto que eu citei.

Pensa bem você, humano. Quando alguém te magoa, você perdoa facilmente? Depois que perdoa, esquece essa rusga? Consegue viver e conviver numa boa com a pessoa que te magoou? Então veja se você não é rancoroso e vingativo, por que exigir isso de nós animais ditos irracionais, se você não consegue fazer diferente?

Outra coisa que eu "adoro" ouvir, é quando os meus pais recebem pessoas em casa e essas pessoas dizem para eles: "cuidado com o gato, porque eu não sei se vocês sabem, mas se você trancar um gato por dois dias em um quarto fechado, a hora que você abre a porta o gato fica louco e te ataca!"

Sem comentários, ? Quem é que não ficaria louco sendo privado da sua liberdade e em um lugar escuro?

E há outras lendas como: "gato sufoca nenê", "uma prima filha de um tio em terceiro grau morreu engasgada com um pêlo de gato" e etc.

Aqui, uma demonstração da ferocidade de um gato:


terça-feira, 5 de agosto de 2008

JOÃO----SACOLAS DE MERCADO

Grandes leitores!

Hoje li um ótima notícia: aquelas sacolas de plástico de mercado, estão deixando de ser usadas pelos consumidores!

Isso porque a conscientização sobre o impacto dessas sacolas no ambiente está sendo discutido entre as pessoas: empresas, fabricantes, clientes e consumidores.

E aqui já foi dito pelo nosso gato Juca que as pessoas deveriam repensar se na hora de recolher os cocôs de gatos e cães, têm mesmo que usar sacolinhas plásticas para isso. Pra isso tem o velho e bom jornal. Dá um pouco mais de trabalho é verdade, mas o ganho que todos teríamos com isso, é espetacular.

Então eu fiquei feliz por esses motivos:

  1. As pessoas estão realmente interessadas em acabar com os problemas ambientais.
  2. As pessos estão discutindo as melhores maneiras de fazer essas escolhas.
  3. As empresas e os fabricantes estão sendo pressionados a pensar em mais do que lucro.
  4. Há incentivo para as empresas que quiserem modificar para melhor.
  5. Consumidores estão se importando para algo mais que "preço" e "qualidade" em supermercados.

E olha que coisa curiosa. Quando estava lendo a notícia, fiquei admirado com o nome da pessoa que é sócio ambiental da empresa em questão: Francisco de Assis.

Coincidência?

Arrulhos, povo amado!

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

JUCA - Bolão Olimpíadas 2008

Boooom dia !!!!


As Olimpíadas de Pequim (Beijing para todo mundo) começam nessa semana. Quando chega uma Olimpíada tudo muda, o foco central fica no país sede. A China tem grandes expectativas e superações a realizar nesse ano. Vários protestos sobre direitos humanos, direitos dos animais e direito de tudo quanto é coisa, começam a surgir pela imprensa. Além disso a China se prepara para mostrar que não é apenas uma nova potência econômica, mas é também uma nova potência no mundo dos esportes. A briga entre China e EUA representam um possível fim do domínio norte americano, mas com certeza será difícil definir quem será o maior vencedor.

As preocupações com segurança e qualidade dos jogos também preocupa, desde a poluição do ar, até atentados terroristas, tudo isso parece estar bem controlado, ou pelo menos bem maquiado.

E o Brasil?? Para variar esquemos dos problemas que envolvem o esporte, a falta de apoio e consequentemente preparo dos nos atletas e torcemos para que possam desempenhar um bom papel.

Chances de medalha?? Algumas, inclusive de ouro, mas não é esse o problema. De modo geral dá para ver que os atletas brasileiros não estão preparados para as Olimpíadas, psicologicamente não têm condições de competir com as grandes potências. Um exemplo disso, repare que quando um atleta dos EUA por exemplo, em início de carreira dá uma entrevista, seu sonho é ganhar uma Olimpíada. A mesma pergunta feita para um atleta iniciante no Brasil recebemos a seguinte resposta: " meu sonho é ir para uma Olimpíada".
Essa diferença de resposta parece besteira, mas para as grandes potências do esporte, chegar a uma Olimpíada é só o primeiro passo do seu projeto, já para nós, meros mortais, o sonho se concretiza ao conseguir chegar até lá.

Claro que isso não é culpa dos atletas. Nem preciso dizer que isso acontece porque não temos estrutura nenhuma voltada ao esporte. A única coisa teoricamente "boa" que um atleta consegue, é voltar das Olimpíadas e ser recebido pelo Presidente da República.

Tirando a parte psicológica, ainda tem a parte financeira e principalmente a parte de programação. Estava vendo uma reportagem com meu pai, sobre a equipe de judô que está "se preparando" no Japão. Coloquei entre aspas porque era para ser uma preparação e um período para os atletas se acostumarem com fuso e outras coisas. Nessa reportagem o judô (que é uma das maiores esperanças de medalhas para o Brasil) estava com dificuldades para conseguir alimentação adequada. Imagina um atleta olímpico passando fome nas vésperas de um campeonato? É mais ou menos isso que está acontecendo com eles. Enquanto isso, os EUA resolveram esse problema levando a própria comida para toda a delegação.
Outra esperança de medalhas é a natação. Por incrível que pareça eles estavam preocupados porque não sabiam se o maiô do patrocinador chegaria a tempo. Detalhe, esse material usado teoricamente melhora bastante a performance do nadador, mas como qualquer material novo, tem que ser utilizado antes para saber se o atleta vai realmente se adaptar ou não, além do tempo natural de adaptação. É impressionante como pouco tempo antes do começo da competição os atletas nem saberem se iriam ter esse material.

Bom, depois de tudo isso, só nos resta torcer pelos nossos atletas, porque realmente são heróis de chegarem lá. Se não ganharem, não é culpa deles, o "buraco é bem mais em baixo".

Espero que esses jogos não tenham incidentes maiores e que todos possam ir e vir em paz.

Ronronados a todos.

JOÃO----PASSEIOS EM SAMPA

Olá, povo do Diários Animais!

Quero agradecer às muitas visitas que a gente tem recebido aqui nos últimos dias. Sejam todos muito bem-vindos, sempre!

Então, estava lá no meu sobradinho na Mooca, quando percebi que havia uma agitação lá pra R. Bresser. Eu fui dar uma espiadinha. O prédio não consegui de imediato ler o que era. Porque é assim: onde tem bastante gente, tem comida. Se tem comida, eu consigo comer, né?

Então, entrei por um dos imensos janelões desse prédio e não achei comida logo assim de cara. Achei umas coisas todas penduradas e percebi que era um museu, ou coisa parecida:



Tenho certeza que eles estavam competindo para ver quem aguentava mais sacas nas costas.....

Entendi então o que era aquele prédio: O Memorial do Imigrante. Antigamente, era onde os imigrantes chegavam para se registrarem no país e depois seguir viagem para as colônias onde eles eram contratados. A hospedaria, transformou-se com o tempo em um Memorial dos Imigrantes. Dona Concceta, a senhora que é dona do sobrado onde moro na Mooca, deveria ir lá conhecer, afinal é filha de italianos.

Quando cheguei em uma determinada mesa, uma funcionária do museu me pôs para fora: "Sai, pombo nojento!"
"Nojento?!", pensei eu...... aquele bafo de cigarro que ela tinha não era nojento, né? Mas eu, um pobre pombo da Mooca é que sou nojento? Ah, faça-me o favor, né?!



Então fui dar uma voadinha pelo jardim do memorial:









Olha só os carros como eram antigamente:


Um dos corredores que tem vista para o jardim da frente:



A estação férrea do Memorial:


Os humanos pagam até pra dar uma voltinha de trem, como se fosse uma viagem no tempo.



E se você reparar, na foto do corredor, há umas bolas penduradas, né? Isso por conta de uma exposição que está acontecendo lá sobre a guerra que aconteceu no Japão e bombardearam Hiroshima e Nagasaki.

E assim foi meu Sábado, divertido e informativo. Mas para almoçar mesmo, tive que ir pertinho dalí no "Bom Prato" para comer algum coisa.....



Arrulhos, povo amado!

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

NINA - PROPAGANDA DE BLOG NOVO!

Oi gente!!!

Hoje eu vim só para mostrar uma coisa nova, sabe esse link aí do lado que diz "Eles cuidam bem de nós"? Pois é, agora é só clicar nele para visitar o Blog do Pro Vale, Centro de Diagnóstico Veterinário. Esse pessoal se dedica bastante por nós animais e fazem tudo com muito amor e carinho.
Minha mãe já estava a um tempão falando pra eles montarem um blog, mas sabe como é, sempre falavam que as coisas estavam muito corridas e que não dava tempo. Finalmente criaram vergonha na cara e fizeram o Blog. O mais impressionante de tudo, é que pela primeira vez posso falar pra todo mundo que a minha mãe deu uma dentro! Que ótima idéia de "mandar" eles fazerem esse blog.

Ainda estão começando, até agora só tem uma apresentação do que é o Pro Vale e os serviços que eles oferecem, inclusive como foi tudo corrido ainda nem acertaram todos os textos. Mas se bem conheço eles, logo logo o blog vai estar a mil! Aliás, pelo que já percebi o blog já é 10! eles colocaram videos de animais engraçados, vão colocar dicas veterinárias e comentar sobre coisas que todo proprietário precisa saber.

Pelo jeito que andam as coisas vamos conseguir fazer uma bela parceria, sendo aqui informações mais diversificadas (além da veterinária) e lá um monte de informações mais técnicas que são importantes para quem ama seu animal.

Lambidas contentes a todos!

JUCA---CRISE DE IDENTIDADE

Meu pai recebeu um e-mail para ver que "bicho você humano tem guardado dentro de você".

Eu fiz o teste e....... segundo ele....... SOU UM CACHORRO!!!!

Como assim?

Eu, um cachorro? Nada contra cachorros, mas poxa, então eu sou um gato que pensa como um cão, ou sou "gato pra cachorro"?

O que eu achei legal é que fala que eu faço tudo pra proteger minha família. Ás vezes eu me pego pensando que se eu fosse maior, eu poderia defender ainda mais a minha mãe de visitas indesejadas......Tudo a ver com o que eu sinto de vez em quando.

Faz o teste, clicando aqui e depois conta pra gente o que o seu deu.

BEM VINDOS!!!

Esse blog é um diário de animais e pessoas! Alguns animais falarão do seu dia a dia, outros de experiências boas ou ruins.Ou seja, sinta como os animais vislumbram esse mundo louco e maravilhoso em que vivemos.
Aproveitem, divirtam-se e fiquem à vontade para comentários, sugestões e críticas.

Clique no nosso título e veja a postagem atual!