terça-feira, 26 de agosto de 2008

NINA - Cães que fazem Diagnóstico de Doenças

Boooom dia gente bonita!!!

Estava visitando uma amiga da mãe e encontrei a filha dela, uma cadelinha já idosa (11 anos de idade), sem raça definida (SRD) e ,possivelmente, com um dom especial, ela consegue detectar doenças. Não vou colocar o nome dela nem telefone nem endereço porque ela não quer que as pessoas fiquem perturbando a mãe dela, ainda mais porque esse dom ainda não está totalmente comprovado.

Me lembro que ela sempre mostrava para a mãe dela onde tinha qualquer problema nela mesmo, desde um simples carrapato até uma dor mais forte. Só que dessa vez foi diferente, ela mostrou para a mãe dela que perto do ânus dela tinha alguma coisa. Ao examiná-la a mãe dela não viu nada, mas como ela sempre mostrava onde tinha algum problema, resolveu ir a um veterinário. A médica que examinou e também não achou nada de diferente, mas mesmo assim resolveu fazer um exame chamado citologia e encaminhou para a clínica do MEU médico para coletar esse exame.

Chegando lá, ninguém acreditou que tivesse alguma coisa, mas de qualquer forma o exame foi realizado. O resultado do exame: câncer! Ninguém acreditou quando viu o resultado, mas está lá e fechado.
Então essa médica veterinária encaminhou o caso para o MEU cirurgião fazer a cirurgia, que será feita amanhã.

Minha mãe por ser muito preocupada e vendo que a amiga dela também estava, resolver ir junto conversar com o MEU médico (já que já o conhece) e segundo ele, a cirurgia tem um certo risco, mas a parte boa da notícia é que o tumor é muuuito pequeno (ninguém sabe explicar como que a cachorrinha percebeu esse tumor, porque ela não sente dor nem incômodo no local) e isso facilita um pouco a cirurgia. De qualquer forma os riscos existem e todos devem estar cientes disso.

Foi aí que ele explicou que alguns cães (e pode ser o caso da minha amiga) possuem um dom de farejar doenças, mais especificamente células tumorais. Alguns lugares usam esses cães treinados para farejar tumores em humanos, com isso é possível detectar tumores antes mesmo de formar um nódulo, possibilitando tratamento precoce e maior taxa de sucesso no tratamento.

A BBC Brasil já fez uma matéria sobre isso.


Amanhã é a cirurgia, vamos torcer para que ela fique bem!

Nenhum comentário:

BEM VINDOS!!!

Esse blog é um diário de animais e pessoas! Alguns animais falarão do seu dia a dia, outros de experiências boas ou ruins.Ou seja, sinta como os animais vislumbram esse mundo louco e maravilhoso em que vivemos.
Aproveitem, divirtam-se e fiquem à vontade para comentários, sugestões e críticas.

Clique no nosso título e veja a postagem atual!