segunda-feira, 4 de agosto de 2008

JUCA - Bolão Olimpíadas 2008

Boooom dia !!!!


As Olimpíadas de Pequim (Beijing para todo mundo) começam nessa semana. Quando chega uma Olimpíada tudo muda, o foco central fica no país sede. A China tem grandes expectativas e superações a realizar nesse ano. Vários protestos sobre direitos humanos, direitos dos animais e direito de tudo quanto é coisa, começam a surgir pela imprensa. Além disso a China se prepara para mostrar que não é apenas uma nova potência econômica, mas é também uma nova potência no mundo dos esportes. A briga entre China e EUA representam um possível fim do domínio norte americano, mas com certeza será difícil definir quem será o maior vencedor.

As preocupações com segurança e qualidade dos jogos também preocupa, desde a poluição do ar, até atentados terroristas, tudo isso parece estar bem controlado, ou pelo menos bem maquiado.

E o Brasil?? Para variar esquemos dos problemas que envolvem o esporte, a falta de apoio e consequentemente preparo dos nos atletas e torcemos para que possam desempenhar um bom papel.

Chances de medalha?? Algumas, inclusive de ouro, mas não é esse o problema. De modo geral dá para ver que os atletas brasileiros não estão preparados para as Olimpíadas, psicologicamente não têm condições de competir com as grandes potências. Um exemplo disso, repare que quando um atleta dos EUA por exemplo, em início de carreira dá uma entrevista, seu sonho é ganhar uma Olimpíada. A mesma pergunta feita para um atleta iniciante no Brasil recebemos a seguinte resposta: " meu sonho é ir para uma Olimpíada".
Essa diferença de resposta parece besteira, mas para as grandes potências do esporte, chegar a uma Olimpíada é só o primeiro passo do seu projeto, já para nós, meros mortais, o sonho se concretiza ao conseguir chegar até lá.

Claro que isso não é culpa dos atletas. Nem preciso dizer que isso acontece porque não temos estrutura nenhuma voltada ao esporte. A única coisa teoricamente "boa" que um atleta consegue, é voltar das Olimpíadas e ser recebido pelo Presidente da República.

Tirando a parte psicológica, ainda tem a parte financeira e principalmente a parte de programação. Estava vendo uma reportagem com meu pai, sobre a equipe de judô que está "se preparando" no Japão. Coloquei entre aspas porque era para ser uma preparação e um período para os atletas se acostumarem com fuso e outras coisas. Nessa reportagem o judô (que é uma das maiores esperanças de medalhas para o Brasil) estava com dificuldades para conseguir alimentação adequada. Imagina um atleta olímpico passando fome nas vésperas de um campeonato? É mais ou menos isso que está acontecendo com eles. Enquanto isso, os EUA resolveram esse problema levando a própria comida para toda a delegação.
Outra esperança de medalhas é a natação. Por incrível que pareça eles estavam preocupados porque não sabiam se o maiô do patrocinador chegaria a tempo. Detalhe, esse material usado teoricamente melhora bastante a performance do nadador, mas como qualquer material novo, tem que ser utilizado antes para saber se o atleta vai realmente se adaptar ou não, além do tempo natural de adaptação. É impressionante como pouco tempo antes do começo da competição os atletas nem saberem se iriam ter esse material.

Bom, depois de tudo isso, só nos resta torcer pelos nossos atletas, porque realmente são heróis de chegarem lá. Se não ganharem, não é culpa deles, o "buraco é bem mais em baixo".

Espero que esses jogos não tenham incidentes maiores e que todos possam ir e vir em paz.

Ronronados a todos.

Nenhum comentário:

BEM VINDOS!!!

Esse blog é um diário de animais e pessoas! Alguns animais falarão do seu dia a dia, outros de experiências boas ou ruins.Ou seja, sinta como os animais vislumbram esse mundo louco e maravilhoso em que vivemos.
Aproveitem, divirtam-se e fiquem à vontade para comentários, sugestões e críticas.

Clique no nosso título e veja a postagem atual!