terça-feira, 19 de agosto de 2008

NINA-----ESPUMA CHEIROSA

Queridos.....

Adoro tomar banho. Aliás, sabem que nós os labradores, adoramos água? Neste fim de semana, minha mãe deu um bom banho em mim aproveitando o sol maravilhoso que fez no Domingo, aqui em Sampa. Muito calor.

Mas o me banho começou mesmo quando fui "ajudar" a mãe a lavar o quintal de casa. Minha mãe é daquelas pessoas que mesmo tendo uma máquina de pressão na água, que facilitaria em muito o trabalho dela, prefere usar balde e vassoura.

Minha mãe estava lavando o quintal e ouviu uma pessoa na rua perguntar pra ela se era necessário usar tanto sabão assim.... Minha mãe não entendeu e disse que sim, que era necessário pra que o quintal ficasse bem limpinho e cheiroso.

Essa pessoa disse que limpeza não é sinônimo de cheirinho bom, afinal, quanta gente não usa perfume pra não ter que tomar banho? Eca!!!!

Ela ainda acrescentou que o que desinfeta mesmo é a água sanitária e que essa espuma toda que a gente usa no banho como xampu e sabonete, nas roupas como sabão e amaciante e na louça como detergente e sabão em pedra; acabam detonando com a Natureza, com a saúde dos rios.

Minha mãe é uma pessoa que quando é criticada, reage bem: ela fica quieta pensando e vai pesquisar pra que se caso a pessoa que a criticou estiver errada, ela possa retrucar com consciência e elementos.

Usando o computador e a internet, minha mãe chegou até essas imagens:


Pirapora do Bom Jesus

Esta é uma cidade afetada pelo mau uso do rio Tietê. Toda a espuma que nós usamos na pia, no box e na casa mesmo com os produtos de limpeza, chegam na cidade em forma de espuma. Curiosamente, uma espuma muito mal cheirosa.

Como o rio aqui fica "lento", a concentração da espuma fica maior e difícil de se dissipar:


A espuma está afetando a saúde das pessoas, pelo menos, há 31 anos. Problemas de pele, de respiração......sem contar o que deve ser você comer, dormir, viver com um ar com cheiro constante ruim. Dizem que até o cheiro de cocô é melhor que o cheiro que essa espuma produz.

E afeta muito a vida dos moradores:


A espuma literalmente, invade a casa dos cidadãos.

Agora, por mais que os governantes façam a despoluição do rio Tietê, que é um processo muito lento e caro, nós poderíamos fazer nossa parte, não é?

Minha mãe, por exemplo, não consegue imaginar a vida sem xampus, sabonetes cheirosos, aqueles multiusos que ajudam tanto quando ela limpe a cozinha (da bagunça que meu pai faz quando resolve "ajudar" cozinhando......

Mas a minha mãe, procurando se informar e ajudar nessa situação, achou uma receita que ela já usou e aprovou em 100%. Curiosamente, além de ser muito ecológica, a receita acaba barateando em muito o custo de produtos de limpeza.

Para limpar chão, azulejo e vidros: com 1/2 xícara de bicarbonato de sódio em um balde de água morna. Use um esfregão, esponja ou vassoura com a solução e depois enxágüe o piso.

Na hora de limpar o fogão e panelas muito engorduradas, ela faz o seguinte: assim que acaba de cozinhar, ela tira toda a comida e passa pra um recipiente (afinal, guardar comida em panela na geladeira, é muito anti-higiênico), ela põe a panela de molho com água e umas duas borrifadas de vinagre. Dentro da panela, ela coloca aqueles cachimbos e tampinhas das bocas de fogão. Almoça e quando vai lavar a louça, ela praticamente na hora de despejar a água, toda a gordura foi embora. Fora que na hora de passar a palha de aço nas tampinhas do fogão, elas brilham pra caramba, sem esforço.

Nas manchas mais difíceis e quando o chão da cozinha está "complicado", ela adiciona vinagre na receitinha lá de cima.

E assim, até que os detergentes comecem a não envenenar os rios de verdade, minha mãe resolveu diminuir bem o consumo deles. Além de escrever para algumas fábricas de detergente e sabão em pó, cobrando produtos mais ecológicos....

São receitinhas simples que, vocês querendo, posso escrever mais a respeito. Chega de envenenar os rios!

Aqui, de Pirapora do Bom Jesusa história triste .
Lambidinhas!

Nenhum comentário:

BEM VINDOS!!!

Esse blog é um diário de animais e pessoas! Alguns animais falarão do seu dia a dia, outros de experiências boas ou ruins.Ou seja, sinta como os animais vislumbram esse mundo louco e maravilhoso em que vivemos.
Aproveitem, divirtam-se e fiquem à vontade para comentários, sugestões e críticas.

Clique no nosso título e veja a postagem atual!