terça-feira, 16 de setembro de 2008

JUCA------SABÃO X ECOLOGIA

Arrulhos, povo leitor!

Muito frio aqui em São Paulo e eu tentando fugir do frio indo para as cidades do interior. Mas nem sempre há boas e quentes correntes de ar por aí.

Hoje estava pensando que eu nunca assisti aquela cena bucólica de mulheres lavando roupas nos rios. O mais próximo que cheguei disto, foi ver moradores de rua lavando roupas em raras fontes aqui em Sampa. Basta ter uma pocinha de água que eles vão correndo lavar as roupas.

Daí, lembrei sobre aquele post que escrevemos aqui sobre a espuma malcheirosa que acompanha o Tietê Estado adentro, por conta dos sabões que não são biodegradáveis.

(A roupa fica cheirosa, mas em compensação os rios.......)

Lembrei que a Dona Concceta, a dona do sobrado onde moro na Mooca, faz uma receita que há tempos ela aprendeu com a mãe dela que por sua vez aprendeu com a avó.... e por aí vai.

Também é bom lembrar que o ingrediente básico desta receita é altamente poluente de rios: óleo vegetal de fritura. Sabe, aquele óleo onde você frita batata, mandioca, croquete e etc? Aí acaba a receita e na hora de lavar a louça você joga direto na pia da sua cozinha? Sabia que 1 litro de óleo de fritura polui 1 milhão de litros de água limpa?

Então, o negócio é filtrá-lo de impurezas e armazená-lo em uma lata de achocolatado ou garrafa pet de refrigerante para ser descartado em algum ecoponto que faça..... sabão. Isso mesmo, todo o sabão que você tem em casa pra ficar limpinho e cheirosinho, vem desse óleo usado, sabia?

Urra, meu! São as maravilhas que a química proporciona!

Então, eu vou divulgar aqui a receita de sabão feito com o óleo de cozinha, para que você provoque menos impacto ao meio ambiente.

SABÃO EM BARRA

MATERIAL:
1 balde de plástico
2 litros de água morna
3 litros de óleo vegetal usados em fritura (coe de impurezas)
500 gramas de soda cáustica
1/2 litro de álcool
300 gramas de fubá

PROCEDIMENTO:
*Coloque a água morna no balde com o óleo e misture bem.

*Coloque a soda cáustica no balde. Cuidado: a soda pode queimar, então use luvas e uma máscara quando estiver adicionando-a à mistura.

*Adicione o álcool e misture novamente.

*Dentro de um pote separado, misture o fubá com um pouco de água.

*Agora adicione esta massa de fubá à mistura do balde. Depois de misturar bem, coloque a mistura em uma forma pra secar. O ideal é que ela fique lá durante sete dias para ganhar uma boa consistência.

*Para produzir sabão com aromas especiais, adicione essências de plantas. (A preferida de Dona Concceta é a essência de rosas, mas de vez em quando ela usa essência de eucalipto)

IMPORTANTE: esse sabão só serve pra limpeza de roupas e louças, limpeza geral. Não use para tomar banho.

Super simples, não é? Então vamos tirar as sujeiras dos rios, começando com essa receitinha.
Até a indústria produzir sabões biodegradáveis de verdade, podíamos dar destino melhor para o nosso óleo de cozinha, certo? Leia aqui sobre o que a sua espuma provoca em outra cidade.

Arrulhos e bicadinhas alegres, para o povo limpinho e ecológico deste blog!

4 comentários:

Luzinha disse...

quando a minha mãe era viva, a gente fazia esse sabão. morávamos noutra casa, que tinha pátio, daí dava. era bem bom e eu recomendo mesmo. aqui na minha cidade, o pessoal do lixo tem um programa prá recolher o óleo. a gente põem em garrafa pet e eles levam qdo recolhem o lixo. como aqui em casa a gente é chegado numa fritura, eu sou uma boa contribuinte. §:^D

Ale disse...

nossa não sabia que levava tanto tempo assim.. bom aqui desse mal não sofro rsrsrs é raro quase nunca uso oléo para fritar algo e qdo uso guardo e minha diarista que vem 1x por mes leva.. onde ela ´põe não sei mas acho que ela faz sabão....
1000 bjs

Anônimo disse...

Se alguém se deu ao trabalho de pedir para que vocês guardem uma coisa tão... tão.... tão gordurosa como o óleo, é porque vai dar um bom destino pra ele.

Muito bom saber que fora a Dona Concceta, mais gente fabrica sabão "do bão", como disse nossa leitora gaúcha!

Anônimo disse...

Alê, pergunta pra sua diarista se ela faz sabão e pegue uma barra pra vc experimentar.....Daí vc conta pra todo mundo se é bom mesmo!

BEM VINDOS!!!

Esse blog é um diário de animais e pessoas! Alguns animais falarão do seu dia a dia, outros de experiências boas ou ruins.Ou seja, sinta como os animais vislumbram esse mundo louco e maravilhoso em que vivemos.
Aproveitem, divirtam-se e fiquem à vontade para comentários, sugestões e críticas.

Clique no nosso título e veja a postagem atual!