segunda-feira, 22 de setembro de 2008

JOÃO-----DIA MUNDIAL SEM CARRO

Arrulhos, povo querido de nosso blog!

Como sabem, para nós aves, transporte não é problema. Estava pensando no desafio que se tornou andar de carro em grandes metrópoles. Hoje, dia que se comemora MUNDIALMENTE o dia sem carro, fiquei refletindo um pouco sobre isso.

Primeiro, os humanos inventaram os meios de transportes para que estes diminuíssem o tempo entre as distâncias, facilitassem a vida de uma forma geral. Quantas questões de alimentos, por exemplo, não foram solucionadas graças à praticidade de poder levar encomendas de lá para cá?

Acontece porém que os humanos, são animais bastante curiosos: o meio de transporte mais individual que há, o carro, passou a ser visto como símbolo de status, de riqueza. Daí o que deveria ser sinônimo de praticidade, virou um peso. Há os custos normais de se manter um carro: impostos, seguro, manutenções, lavagem, abastecimento...... e apesar de tudo isso, o fato de você sentar com seu bumbum no banco, não é garantia que em meia hora, 15 minutos você consiga circular dentro do seu bairro.

Que piada!

Os humanos estão tendo que reencontrar velhos hábitos. Nesse ponto, quem já tem cachorro, talvez esteja mais acostumado a andar por aí, afinal, há o hábito de levar os pets para fazerem suas necessidades básicas na rua. Quem tem cão, também já reparou como fica sociável mesmo em uma cidade hostil e individualista como Sampa: todo mundo pára para dizer "uóóóó´, que cãozinho tão lindinho/fofinho/pequenininho....." e por aí vai.

Ótimo para quem quer arrumar namorado(a), o cãozinho pode facilitar o contato e "quebrar o gelo". Lembram como o casal de dálmatas se conheceu no filme "101 Dálmatas"?

Pois bem.... nesse ponto, nós animais que vocês dizem que não pensam, temos a consciência tranquila que não prejudicamos nada o meio ambiente quando nos deslocamos. Concordo que os humanos não têm certas aptidões como asas que voam a distâncias quase inacreditáveis, patas velozes como as dos equinos ou dos felinos, nadadeiras que são bem resistentes.....

De todos os meios de transportes que os humanos inventaram, a bicicleta continua sendo a que menos impacto ambiental produz. E quantos de vocês já não viram em parques, cães que pela coleira arrastam patinadores ou skatistas? (Aqui no Ibira está cheio deles). E quantos cães já não são treinados em andar ao lado dos seus donos quando estes pedalam?

A seguir, alguns utensílios que facilitam esses passeios, com segurança:


Cinto de segurança e capacete. Dá pra adaptar às motocicletas.

Sei não, mas acho que o papagaio não confia muito no macaco:


Passeio bucólico:

Cãozinho curioso.

Esse a mãe da Nina vai dizer "Uóóóóónnn, que fôfoooooo"


Esse para gatos, embora eu já tenha visto gatos passeando tranquilamente em coleiras:

Esse é bom para o Juca, que é gordinho e duvido que ele toparia andar.....

E este você pode adaptar na bicicleta.

Imagina só, se você tem algum cão que adora passear pondo a cabeça para o lado de fora do carro só pra curtir o movimento, imagina a sensação gostosa que ele terá andando no parque, com esse ventinho na cara.

Por isso, peço a todos os humanos que repensem a questão dos carros. Será que vale mesmo a pena o dono do carro pagar tão caro simplesmente para ter um bem, só porque este virou o novo "vilão"? Quando será que as autoridades se preocuparão em fazer meios de transportes eficientes para as grandes metrópoles? Quando será que você que tem carro, vai lembrar de oferecer carona para um vizinho que você sabe que trabalha perto de você? Na hora de fazer compras, que tal oferecer carona para alguém ir com você e assim vocês diminuírem o número de carros na rua?

Não é duplicando, triplicando a faixa de carros que o problema do trânsito ficará solucionado. Não é cobrando pedágios urbanos que se educará a população. Não é tendo um carro bacana e caro que as pessoas gostarão mais de você ou tolerarão suas chatices.

Está na hora de TODOS se esforçarem.

Arrulhos!!!!

Nenhum comentário:

BEM VINDOS!!!

Esse blog é um diário de animais e pessoas! Alguns animais falarão do seu dia a dia, outros de experiências boas ou ruins.Ou seja, sinta como os animais vislumbram esse mundo louco e maravilhoso em que vivemos.
Aproveitem, divirtam-se e fiquem à vontade para comentários, sugestões e críticas.

Clique no nosso título e veja a postagem atual!