terça-feira, 27 de maio de 2008

NINA---- ROTEIRO DE VIAGEM

OI, pessoas!!!!

Hoje, escrevo sobre aquilo que mais gosto de fazer: VIAJAR!

Este feriado, meus pais escolheram ir para São Sebastião, em São Paulo.

Como sou uma labradora, nem todos os lugares eu posso frequentar. Imagine que eu adoro água (como todo o labrador) e ver esse tantão de água que é o mar e não poder entrar? É muita tortura. Eu consigo viajar, porque tenho pais que são conscientes que ter um cão em casa, tem que ter planejamento. E para viajar, é preciso planejar todos os detalhes: incluindo onde nós cães podemos ir ou não. E caso não acompanhemos nossos pais, eles têm que arrumar onde e quem cuide da gente, tá certo?

O caso é que eu fui.... ÊÊÊÊÊÊÊÊ......

São Sebastião é uma das cidades mais antigas do nosso Brasil. Por isso, ela agora está passando por um processo de restauração e revitalização. Há muita história em cada esquina....

Começando pela igreja matriz, que fica em frente à uma vila onde moravam os pescadores, que por sua vez, fica em frente ao mar:


Como a igreja é ampla, só consegui tirar a foto assim, em "duas vezes", ehehehehe

Uma coisa chata que achei dessa igreja, é que eles colocaram espetos em toda a volta da construção só pra os pombos não morarem ou pousarem lá. Que coisa, será que os pombos não são criaturas de Deus?

Então, acho que 'tá precisando de mais franciscanos nessa igreja. (Pronto, falei.)

A vila de pecadores, seguindo os moldes das construções portuguesas, que ficam as ruas bem estreitinhas:

Devia rolar uma fofocada da boa nessas portas, não é ?

Algumas das casas, foram restauradas e "unidas por dentro" para dar lugar a comércios maiores. Mas, dessa forma, preserva-se a fachada, não descaracterizando o lugar:

a não ser pelas cores arrojadas. Eu particularmente gosto. Dá uma revigorada no ambiente.

A orla da praia, também foi toda arrumada. Mamãe diz que está muito parecido com alguma orlas das cidades litorâneas da Itália.
Adoro florzinhas..... e tinha um monte de florzinhas em canteiros, suspensas nos postes, suspensas nas varandas dos comércios....

Daí fomos visitar o museu de arte sacra de São Sebastião.

Lá dentro, não pode fotografar e a fachada, pode ser fotografada, desde que se peça ordem. É por causa dos roubos de obras de arte sacra. Sei que o guia foi tão legal com os meus pais (porque eu os ouvi elogiar depois, no carro) e ele deixou tirar uma foto panorâmica do salão principal da igreja:
Muitas das peças, foram encontradas "enterradas" dentro das paredes da igreja matriz, pela superstição que os católicos têm de não jogar fora imagens quebradas. Então eles acimentavam nas paredes das igrejas, pra nossa sorte, que agora podemos ter acesso a imagens tão antigas.

Essa igreja, é dedicada a São Gonçalo, que era bem mais popular na cidade que o próprio Sebastião. Segundo o guia do museu, São Gonçalo é o santo casamenteiro das mulheres com mais de 30 anos. Daí que entendi quando vi minha mãe conversando com o santo no altar. Ela pediu por todas as amigas e amigos que ela conhece que querem casar, mas a situação 'tá difícil.

Andando pela cidade, mais perto da orla mesmo, encontramos os canhões que por várias vezes, foram usados na defesa da cidade.
Essa hora, não aguentei..... sabe como é: era o segundo dia que estávamos na cidade, eu tinha me comportado até então. Mas quando vi essas rodinhas charmosas olhando pra mim e esse tantão de água na minha frente..... tive que deixar minha "marca".... um xixizinho.....

Minha mãe olhou feio pra mim, mas meu pai me defendeu, dizendo que infelizmente, banheiros pra cães ainda não existiam. Ele foi até o mar, encheu a garrafinha de água e despejou em cima do meu xixi....

Aqui, um foto mais "cartão-postal" de São Sebastião:
No outro dia, continuamos a nossa jornada pra conhecer mais ainda a cidade. Estranhei que, por diversos pontos da cidade, tinham uns tamborzões gigantes.... gigantes mesmo. Meu pai "ranzinzou" dizendo que os tais tamborzões estragavam as fotos porque ele não queria fazer propaganda da empresa, mesmo que ela seja uma estatal brasileira.

Andando pertinho do muro que circunda o mar, encontramos um família de garças:
Elas estavam bem na hora do almoço delas. Foi legal vê-las pescar.

De noite, meus pais saíram pra comer uma pizza, que é bem famosa por lá.Quer dizer, nem sei se ela é assim tão famosa, mas sei que eles fora lá, porque alguns amigos lhes recomendaram. Esses passeios noturnos, acho legal, sabia? Porque a gente vê uma paisagem que diferente, com cores modificadas. Em algumas situações até, os lugares ficam mais charmosos.

Veja essa porta como ficou charmosa à noite:


Daí que meus pais se revezaram e foram conhecer a Casa Esperança, que é um centro cultural. Ouvi eles contando depois, que ficaram impressionados que os afrescos do teto da casa, estavam com cores vivas e segundo o guia de lá, não foram restaurados. Curioso é que ouviram a mesma história no museu de arte sacra e em outro lugar que eu não me lembro agora. Ou é balela pra encantar turista ou o ar da maresia de São Sebatião tem ingredientes preservadores.... ehehehehe.

A Casa Esperança:


Linda, linda.

Minha mãe contou que rolava uma música clássica e contrastava com a exposição que rolava lá, tão moderna. Meu pai disse que ficou com medo dos manequins que vestiam as roupas de baile à fantasia, originais de época.... Ahahahahahahahaha.

E daí os dias seguiram, sempre nós visitando as praias vizinhas, meus pais e eu andando pelas manhãs e noitinhas, conversando com gente nativa, aprendendo coisas novas.

Até o dia de irmos embora. Pela janela, pude ver a paisagem de uma das praias:
Coisa mais linda nosso Brasil, não é?

Quer saber mais de São Sebastião? Clica AQUI e um dia vá visitar esta cidade que guarda tanto charme e história.

Até breve, com mais coisinhas legais pra contar......

Lambidonas!

Nenhum comentário:

BEM VINDOS!!!

Esse blog é um diário de animais e pessoas! Alguns animais falarão do seu dia a dia, outros de experiências boas ou ruins.Ou seja, sinta como os animais vislumbram esse mundo louco e maravilhoso em que vivemos.
Aproveitem, divirtam-se e fiquem à vontade para comentários, sugestões e críticas.

Clique no nosso título e veja a postagem atual!