quinta-feira, 8 de maio de 2008

JUCA - O PULO DO GATO - Empresas petrolíferas e ambiente

Bom dia pessoal!!!

Mais uma vez lendo o site do The New York Times com meu pai, descobrimos um artigo bastante interessante. Não sei se isso acontece no Brasil ou não, mas é bom ficarmos de olho.

http://www.nytimes.com/2008/05/08/business/08oil.html?_r=1&ref=business&oref=slogin

Esse artigo fala que várias das principais empresas de óleo dos EUA estão fazendo um acordo por terem poluído a água subterrânea do país. As empresas que utilizam essa água moveram uma ação contra as empresas de óleo porque estavam usando um aditivo para gasolina que contaminava o solo (e a água). Essas empresas deverão pagar algo em torno de $423 milhões, aproximadamente R$ 800 milhões.

Esse aditivo MTB (éter butil terciário metílico) gera gosto e aroma desagradáveis (gosto de terebintina, uma espe´cie de resina líquida) quando contaminam a água em baixas doses. Em altas doses (experimento em laboratório) causaram câncer em ratos.

O MTB era muito usado para melhorar a queima do combustível (melhorar a octanagem) diminuindo assim a poluição do ar, mas infelizmente acabou poluindo a água.

Não sei se esse aditivo foi ou é usado também aqui no Brasil, mas com ceteza é algo para ficarmos atentos.

Ronronados a todos!

Nenhum comentário:

BEM VINDOS!!!

Esse blog é um diário de animais e pessoas! Alguns animais falarão do seu dia a dia, outros de experiências boas ou ruins.Ou seja, sinta como os animais vislumbram esse mundo louco e maravilhoso em que vivemos.
Aproveitem, divirtam-se e fiquem à vontade para comentários, sugestões e críticas.

Clique no nosso título e veja a postagem atual!