quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

NINA - Invenções para a humanidade!

Bom dia gente!!

Estava lendo notícias com minha mãe e descobri uma invenção muito legal, um canudo que filtra tudo. Em regiões que a água é muito contaminada (o exemplo dado é na África, mas no Brasil também tem de monte), essa invenção pode salvar muitas vidas!!!

Lugares com saneamento básico deficiente são locais propícios à várias doenças transmitidas por bactérias e vírus presentes na água consumida, com essa invenção, será possível beber água com mais segurança e com certeza se essa invenção chegar nas mãos (e bocas) das pessoas que realmente necessitam, com certeza as taxas de mortalidade infantil (as crianças são mais sensíveis a essas infecções) irão diminuir bastante.

O site que mostra essa informação exalta a importância de invenções (relativamente simples) que geram melhorias reais à população mundial. Minha mãe concorda com isso também e vai além : segundo ela não há muito investimento por parte das empresas privadas em pesquisas que visam a melhoria de pessoas carentes. A explicação é simples, pessoas carentes não têm poder de compra e portanto não irão consumir. É por isso que não se fala em pesquisas (de laboratórios particulares) para doenças que afetam exclusivamente o terceiro mundo.

Se os laboratórios particulares não se interessam por doenças do terceiro mundo, o que fazer? Há duas alternativas e ambas envolvem os governos. Primeiro o governo pode aumentar verbas para pesquisas e incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para essas pessoas carentes. Segundo o governo deve melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, educação, saneamento básico, para que elas consigam ter poder de compra e que sejam vistas como pessoas e não como "animais" do terceiro mundo.

Espero que cada vez mais surjam notícias como essa do canudo filtro. É muito bom ver que não existe só noticia ruins no mundo.

http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/filtro_completo_em_um_canudinho.html

Lambidas a todos
P.S.: "Pena que não sei tomar água de canudinho para testar essa invenção... quando a gente for viajar para lugares sem saneamento adequado, meus pais vão ter que inventar outro jeito para eu tomar água pura!"

Um comentário:

Anônimo disse...

Nós que somos pombos, já nascemos com "canudinho" pra beber água... ahahahahaha

BEM VINDOS!!!

Esse blog é um diário de animais e pessoas! Alguns animais falarão do seu dia a dia, outros de experiências boas ou ruins.Ou seja, sinta como os animais vislumbram esse mundo louco e maravilhoso em que vivemos.
Aproveitem, divirtam-se e fiquem à vontade para comentários, sugestões e críticas.

Clique no nosso título e veja a postagem atual!