quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

JUCA - O PULO DO GATO - Ações: diversificar ou não?

Bom diaaaaa gente!

Demorei para voltar mas voltei! Estava levando um papo sério com meu pai a respeito de ações. Cada vez mais estudando junto com ele estamos aprendendo algumas coisas importantes que queria passar para vocês.

Existem algumas frases que todo corretor de ações fala, vou dar alguns exemplos:
- "Ações é um investimento a longo prazo".
- " O ideal é sempre comprar na baixa e vender na alta".
- "Apesar de ser um investimento de risco, a longo prazo sempre acaba compensando".
- "Nunca coloque todos os ovos numa mesma cesta, ou seja, diversifique".

Bom, há algumas coisas corretas nisso, mas também tem coisas contraditórias.... vamos analisar isso.
Sem dúvida investir em ações é para se pensar a longo prazo e é um investimento de risco, isso porque não há garantia que seu dinheiro irá aumentar e se não tomar cuidado é bem possível perder todo seu investimento.

É importante saber que o mercado de ações tem uma regra simples, pessoas compram e vendem ações sempre visando lucro, uma coisa que você pode ter certeza nisso é que para alguém ter lucro, alguém precisa ter prejuízo!

Bom, e as corretoras, onde entram nisso? Vamos voltar para as nossas frases.... comprar na baixa e vender na alta, esse é o sonho de qualquer pessoa que faz qualquer tipo de negócio, mas não é tão simples assim, os analistas consideram que: "um bom analista acerta aproximadamente 60% das vezes", isso significa que ele também erra muito!!!
Aí você, pequeno investidor, fica "brincando" de comprar e vender, só que cada vez que faz issopaga uma taxa para a corretora.... Estranho, esse negócio de ficar comprando e vendendo vai de encontro com outra frase: " Ação é um investimento à longo prazo". Se é à longo prazo, porque mandam você comprar e vender toda hora?

Outra coisa que todos falam para você é diversificar o investimento, sem dúvida nenhuma isso vai te proteger de prejuízos, mas também não vai permitir que você ganhe com ações.
Veja bem, a diversificação permite que ao perder em um papel, você compense o prejuízo com outro. No fim das contas um acaba anulando o outro e você acaba ficando na mesma. Se você não tem o perfil de querer arriscar em ações, coloque seu dinheiro em algo mais confiável, como por exemplo renda fixa, poupança, etc.

O importante é você saber como que uma ação aumenta seu valor ao longo do tempo. Não importa se existe crise na Ásia, Europa, EUA, tudo isso influencia no preço das ações em um determinado momento (que aliás é geralmente um bom momento para comprar ações). O mais importante é sempre avaliar a empresa que está sendo comprada, quis são seus fundamentos, o preço a ser pago por uma ação é justo? A empresa será forte daqui a 10, 20 anos?
Lembre-se que há empresas que precisam estarem sempre inovando tecnologicamente, e sempre gastam muito com isso. Esse investimento sempre diminui o lucro da empresa, portanto ela deixa de ser atrativa à longo prazo. Outras no entanto não precisam desse investimento tão pesado, indústrias de alimentos por exemplo, bancos, etc.

Waren Buffett diz que um boa empresa é capaz de sobreviver mesmo com diretores incompetentes porque a base/ fundamento dela é forte.

Entender os fundamentos da empresa e conseguir projetar como ela estará daqui a pelo menos 10 anos é fundamental para a escolha correta de uma ação.

Lembre-se que no caso estamos falando de investimento à longo prazo mesmo! Saber manter um papel é muito importante e é claro, se por acaso a empresa não estiver consistente o suficiente, não tenha medo de sair antes do barco afundar.

Ronronados a todos

Nenhum comentário:

BEM VINDOS!!!

Esse blog é um diário de animais e pessoas! Alguns animais falarão do seu dia a dia, outros de experiências boas ou ruins.Ou seja, sinta como os animais vislumbram esse mundo louco e maravilhoso em que vivemos.
Aproveitem, divirtam-se e fiquem à vontade para comentários, sugestões e críticas.

Clique no nosso título e veja a postagem atual!