quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

JUCA - Trotes... O que fazer a respeito?

Boa noite gente!

Estava vendo os noticiários pela internet com meu pai e mais uma vez as notícias não são boas.... o problema como todo início do ano são os famosos e temíveis trotes de faculdades.

Afinal, o trote é bom ou ruim?

Minha opinião e do meu pai também é que levar trote é um dos melhores momentos da vida universitária (considerando que muitos dizem que a fase universitária é a melhor da vida, nem preciso acabar de concluir).

O trote é um momento em que a pessoa começa a aprender a se virar, começa perceber que algumas coisas que antes tinha vergonha de fazer são besteiras e não há motivo para se envergonhar. Mas o trote é muito mais do que isso, é nesse momento em que se inicia uma verdadeira integração entre os alunos! Só para dar um pequeno exemplo, meu pai se formou há 5 anos, ele conhece vários alunos que acabaram de se formar, e conhece todos os outros que foram alunos 5 anos antes dele também... isso aconteceu simplismente por causa do trote.

É importante deixar claro que tudo tem limite, o trote não pode ser violento, isso não é trote, isso é agressão, crime! É como o torcedor de futebol, alguém duvida que torcer é algo positivo? Mas infelizmente sempre tem aqueles que se "vestem" de torcedores para agredir, brigar, espancar, roubar, matar.... esses "torcedores" na verdade não passam de bandidos e tem que ser punidos como tal!
O mesmo acontece com "veteranos" que agridem os outros... eles não estão dando trote, eles estão cometendo crime!

Um outro dado extra-oficial (porque não existe nenhuma pesquisa sobre o assunto, mas quem já passou por uma faculdade sabe do que eu vou falar), de modo geral, os calouros que não receberam trote, quando viram veteranos são os que resolvem dar mais trotes e esses trotes geralmente são mais pesados e a explicação para isso é simples: uma vez que você passa pela experiência de levar trote, você sabe até onde vai seu limite e até onde é aceitável uma brincadeira... mas se você nunca levou trote, como saber???

Ou seja, calouros, divirtam-se bastante, aproveitem esse que será um dos melhores momentos de toda a faculdade!
Veteranos, lembrem-se do objetivo principal do trote, a integração!

Nem vou comentar sobre os trotes solidários que indiscutivelmente são maravilhosos e merecem um post só pra eles.
ronronados a todos

Nenhum comentário:

BEM VINDOS!!!

Esse blog é um diário de animais e pessoas! Alguns animais falarão do seu dia a dia, outros de experiências boas ou ruins.Ou seja, sinta como os animais vislumbram esse mundo louco e maravilhoso em que vivemos.
Aproveitem, divirtam-se e fiquem à vontade para comentários, sugestões e críticas.

Clique no nosso título e veja a postagem atual!