quinta-feira, 24 de abril de 2008

JUCA - O PULO DO GATO - O que acontece com Hugo Chávez?

Bom dia pessoal!!

O Presidente da Venezuela Hugo Chávez foi o tem do editorial de hoje do NY Times:
http://www.nytimes.com/2008/04/24/opinion/24thu3.html?_r=1&ref=opinion&oref=slogin

Mas o que realmente acontece? Por que tanta gente tem medo dele? O que ele quer? O que ele está fazendo para conseguir seus objetivos?

Bom, a princípio podemos dizer que ele é um socialista / comunista, mas o contrário do que muta gente ainda pensa, não é por isso que ele é boa ou má pessoa. Devemos lembrar que os socialistas têm basicamente o seguinte ideal, igualdade em todos os níveis entre todos. Para eles se tudo fosse dividido não faltaria nada para niguém. No comunismo a idéia é parecida, mas além disso ainda teria a divisão de poderes para cada ndivíduo. Na prática o socialismo é uma etapa do comunismo. Na história mundial o socialismo foi alcançado em alguns países (Cuba por exemplo), mas o comunismo nunca foi alcançado.

Hugo Chávez teoricamente é um socialista e isso com certeza incomoda os capitalistas (comandados basicamente pelos EUA), mas além disso ele resolveu criar uma certa "baderna" no cenário mundial.

A estatização de várias empresas é um ato para obter mais controle e poder. Um exemplo é a nacionalização de fazendas de leite, com isso ele consegue obter leite a preços muito menores para a distribuição para pessoas mais pobres (bondade ou campanha eleitoral?). Várias empresas internacionais também foram nacionalizadas gerando certa indignação nos diversos países.

Outro ponto importante que o mundo começa a se preocupar é o fato dele começar a se armar (literalmente falando), essas armas não devem servir apenas de enfeite....
Além disso, ele mantém uma certa relação "amigável" com as FARC (Colômbia). Vale lembrar que as FARC é um grupo que tentou um golpe socialista e que nunca chegou ao poder, agora para financiar suas lutas, eles "protegem" plantadores de maconha da Colômbia.

O grande medo mundial é que Hugo Chávez resolva promover uma "cruzada" pelo socialismo, isso com certeza geraria lutas, conflitos e guerras, pois devemos lembrar que o pelo que parece hugo Chávez não quer apenas o socialismo na Venezuela, mas sim disseminar essa idéia pelo mundo (o que gera temor em todo e qualquer Estado capitalista).

O problema não é ter ideias "diferentes", mas o modo como se tentar impô-las, montar uma revolução socialista (na minha opinião) é contra vários princípios do socialismo e principalmente do comunismo.... mas provavelmente os defensores desses ideais diriam a famosa frase.... os fins justificam os meios (o que para mim é uma besteira enorme).

ronronados a todos

Nenhum comentário:

BEM VINDOS!!!

Esse blog é um diário de animais e pessoas! Alguns animais falarão do seu dia a dia, outros de experiências boas ou ruins.Ou seja, sinta como os animais vislumbram esse mundo louco e maravilhoso em que vivemos.
Aproveitem, divirtam-se e fiquem à vontade para comentários, sugestões e críticas.

Clique no nosso título e veja a postagem atual!