segunda-feira, 21 de abril de 2008

JUCA - O PULO DO GATO - Falando de Política

Bom dia pessoal



Hoje estava lendo mais um artigo do NY times: http://www.nytimes.com/2008/04/21/us/politics/21dems.html?hp

Não vou comentar exatamente sobre ele, mas a respeito do assunto que ele trata. O título desse artigo diz que O Senador Obama resolveu atacar a Clinton com discursos mais agressivos. Nos últimos tempos era o contrário, ela atacava e ele se defendia.

Minha pergunta inicial é: qual estratégia é mais adequada? Para responder isso, vou utilizar exemplos brasileiros também.

Muita gente vai dizer, mas não dá pra comparar a política brasileira com a norte americana.... realmente é complicado isso, principalmente porque os métodos eleitorais deles são muito complicados. Outros ainda dirão, mas o nível cultural e sócio-econômico das populaçãoes é totalmente diferente; eu também concordo com isso.

O que temos que lembrar é que alguém (não lembro quem) um dia falou: o indivíduo é inteligente, mas a população é burra. Ou seja, a parte sócio-cultural e econômica representam um peso pequeno nisso tudo. Um pessoa pode ser inteligente, mas quando inserida em um "rebanho" tende a pensar e agir de modo coletivo e na maioria das vezes "burro".

Tanto no Brasil quanto nos EUA temos vários exemplos recentes disso.

No Brasil a Ministra Dilma Rousseff, indicado por muitos como o provável nome para tentar manter o PT no poder, era pouco conhecida até pouco tempo atrás. Mesmo com as propagandas feitas pelo governo falando do PAC e tudo mais, ela era pouco lembrada pela população. Foi só começar os ataques a ela (principalmente sobre o dossiê) que ela começou a crescer em todas as pesquisa. O próprio presidente Lula, em sua campanha, quanto mais o acusavam, mais ele crescia, sendo que haviam denúncias graves contra ele.

Já nos EUA, acontece a mesma coisa, o atual presidente G. W. Bush foi eleito em um momento que o mundo todo fala mal dele. A Atual candidata H. Clinton, só ficou conhecida por todo o mundo porque foi traída pelo marido (na época presidente dos EUA).

Ou seja, não importa onde nem quando, mas aquela velha frase ainda impera no mundo: "Não importa se bem ou mal, mas falem de mim".

Hoje nos EUA a disputa é para conseguir votos da Filadélfia, a candidata H. Clinton estava com uma boa vantagem sobre seu concorrente Obama (12 pontos de diferença), com seus ataques a diferença caiu para 4, mas com essa mudança de postura de B. Obama e início de agressões políticas a H. Clinton, ninguém sabe o que pode acontecer.

Gente por hoje é só,
ronronados a todos

Nenhum comentário:

BEM VINDOS!!!

Esse blog é um diário de animais e pessoas! Alguns animais falarão do seu dia a dia, outros de experiências boas ou ruins.Ou seja, sinta como os animais vislumbram esse mundo louco e maravilhoso em que vivemos.
Aproveitem, divirtam-se e fiquem à vontade para comentários, sugestões e críticas.

Clique no nosso título e veja a postagem atual!