segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

NINA----DIÁRIO DE VIAGEM: BOTUCATU (parte I)

Ai, gente! Que emoção.....

Quando me convidaram para escrever neste blog, eu ficaria a cargo de contar os roteiros de viagem, graças aos meus pais que vivem viajando e eu acompanhando. Quer dizer, viviam... porque graças ao trabalho e reforma de casa, eles estão deixando um pouco as viagens de lado. Mas..... mas..... mas essa semana, eu consegui viajar!!!! Eba!

E fomos pra Botucatu, interior de São Paulo. Meu pai precisava resolver umas coisas e foi visitar uns amigos que, por sorte, trabalham em uma das melhores faculdades do Brasil em veterinária: a UNESP.

"Sorte por quê?"---você me pergunta.... e eu te respondo que, sorte porque eu estava rodeada de médicos se caso acontecesse alguma coisa comigo. E MEU médico nem ficaria bravo, pois eu estaria em ótimas mãos.

E sorte também, que por eu ser uma cadela labradora linda, loira e educadinha, eu tive acesso em um monte de lugar bacana, 'tá?

Começamos pela estrada que nos porporcionou uma ótima viagem pois ela estava muito bem tranquila e o tempo nos ajudou. Um pouco calor na ida, mas sem chuva é mais legal de viajar.


Sente só o visual:


No meio do caminho, paramos em um Shopping pra meu pai fazer um pipi e a mãe esticar as pernas. Nesse shopping, há venda de animais de todos os tipos e a mãe já começou a querer convencer meu pai de levar meio mundo de bichos pra casa.

Meu pai apelou pela sujeira que eles fariam e ela achou melhor adiar o projeto mini-zôo-particular pra mais alguns anos. Mas ó, o bicho que ela mais queria dessa vez era esse aqui:


Búfalos albinos.

"Parecem porquinhos de peruca..... que fofos....."---ela dizia. Eu achei tudo muito fedido, isso sim.


Bom, eu cheguei em Botucatu com os meus pais e mesmo tendo alguns cãezinhos pra brincar comigo na casa onde nos hospedamos, eu quis foi dormir. Ficar quietinha. Sabia que no dia seguinte meus pais íam me levantar maior cedo e achei bom guardar energias. Além do quê, viajar com aquele meu cinto de segurança é bem cansativo. Sorte que meus pais são bonzinhos e me deixam sair a cada distância percorrida.

E aí foi o dia de eu visitar a UNESP pela primeira vez. Que maior legal....tudo grande, cheio de gente jovem estudando pra cuidar de nós, bichinhos. Percebi que esta era uma faculdade diferente de todas que eu já visitei: essa tinha cavalo, bodes, cabras, porcos e mais alguns bichos.

Enquanto eu fiquei com a minha mãe fotografando tudo, meu pai ficou lá conversando sei lá o quê com os amigos dele.

E na parte de animais silvestres que são levados pra lá pois estão feridos, encontramos alguns. Minha mãe fotografava enquanto eu conversava com eles pra saber um pouco da história deles.

Esse é um Lobo do Mato, bebê de uns 6 meses:

Como nós cães somos parentes bem próximos dos lobos, foi bem fácil conversar com ele. Ele me contou que infelizmente a mãe dele foi atropelada na estrada quando ele tinha dois meses de idade. O pessoal da faculdade viu e o recolheu, o amamentou artificialmente (claro) e está esperando só ficar mais fortinho e adultinho pra ir pra algum zôológico. Tudo o que ele deveria aprender com a mamãe dele, ele não pôde e assim, ele não está apto a enfrentar o seu habitat. Por isso, a reintrodução está descartada. Para o bem dele.

Essa macaca, veio pra faculdade tratar de um problema do cerebelo que a fazia não ter equilíbrio:

"Rá!!!..... muita injustiça....viviam dizendo que eu era bebum, que tomava todas, mas a verdade é que eu sóbria não dava conta de parar em pé....."---consegui entender a muito custo por eu não estar fluente em macaquês.

Ela já faz algum tempinho que está em tratamento e está bem melhor:

Se alimenta e balança na rede perfeitamente. Mais um pouquinho e ela ganha alta.

Agora, o bicho que mais me deu medo, foi esse "gato grande":

A Onça Parda!

Parente distante do nosso gato Juca, esta onça foi encontrada após uma queimada e salva por um dos professores da Unesp, que conseguiu uma licença especial do Ibama para cuidar dela.
Ela fez bastante "fuuuuuuuuusss" pra minha mãe e eu morri de preocupação. Vai que ela se solta da jaula e pega a mamãe? Eu, hein?!

Mas esta onça é bem mansa nas mãos do professor que a salvou: ele dá mamadeira pra ela e puxa-lhe os bigodes como se fosse a gata mais mansinha do mundo.

Foi castrada porque ela também não será reintroduzida e quando entrava no cio acordava a vizinhança toda. Para evitar que ela escapasse para namorar, a castração foi o meio que encontraram pra "sossegá-la".

E assim, foi meu passeio pela UNESP. Cheio de bichinhos bacanas e humanos legais.

Depois eu volto aqui pra mostrar um pouquinho da cidade de Botucatu.

Lambidas!

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei o geito que vocês dera uma cara de que Botucatu ,fosse um lugar muito diversificado e bom ,pelo ar e pelo local selvagem mais caridoso ....


Adorei, eu e minha família. Beijos, Pietra.

BEM VINDOS!!!

Esse blog é um diário de animais e pessoas! Alguns animais falarão do seu dia a dia, outros de experiências boas ou ruins.Ou seja, sinta como os animais vislumbram esse mundo louco e maravilhoso em que vivemos.
Aproveitem, divirtam-se e fiquem à vontade para comentários, sugestões e críticas.

Clique no nosso título e veja a postagem atual!