segunda-feira, 9 de junho de 2008

NINA-PROBLEMAS COM A INTIMIDADE

Bom dia, pessoas!

Hoje, estou até com um pouco de vergonha para falar do assunto. Mas, talvez eu escrevendo sobre isso, neste blog, possa ajudar as outras cadelas que passam por este problema.

Eu tenho uma amiga, a Helga, que é uma boxer. Linda.... meiga, enfim, ela é uma cadela muito amada pelos seus pais. Ela entrou no cio (não é a primeira vez) e daí ela teve um problema com a periquita dela.... ops, deixa eu corrigir senão o pombo João pode achar ruim. Digamos que Helga teve problemas com a perereca dela... ah meu Deus, por que a gente pra falar de órgãos sexuais sempre fica apelidando-os?

Bom, a Helga, está com problemas na vagina dela. Explico melhor: Prolapso vaginal. Já ouviu falar?

Pra quem nunca teve a curiosidade, a vagina de uma cadela saudável é assim:

A foto não é da Helga, porque ela tava morrendo de vergonha de ser fotografada, ok? Procurei no Google e achei essa foto de uma vagina normal.

Daí ela entrou no cio e ficou parecida com essa vagina aqui:


Ou seja, pelo o que o MEU médico explicou para os pais dela, na raça dela é muito comum isso acontecer. Por causa do cio, a vagina fica inchada e pode fazer com que as paredes vaginais saiam, o termo técnico disso segundo ele é hiperplasia com prolapso vaginal.

Daí que uma das indicações era operar. Foi por isso que eles foram no meu cirurgião.

Bom, o dr. olhou, examinou e disse que fazer a Helga passar por uma cirurgia agora, sem tentar pelo menos um tratamento, era muito precipitado. Isso porque, apesar do meu médico ser ótimo cirurgião, ele sempre tenta os caminhos menos traumáticos antes de fazer uma cirurgia, porque como diz a minha avó "cirurgia sempre tem riscos". Nesse caso em específico, se não houver nenhuma lesão mais complicada na vagina (ferida) até ao final do cio, essa tal de hiperplasia acaba e a vagina volta ao normal.

Ele mandou os pais dela fazerem um curativo com uma pomada lubrificante e antibiótica e falou um milhão de vezes para porem o colar cervical na Helga. Isso porque nós cães à medida que vamos perdendo a sensibilidade nos membros ou partes que estão formigando ou coçando, na hora de nos lamber, sem querer, vamos comendo (literalmente) várias partes do nosso corpo.

Então, ontem fomos visitar a Helga, que está lá com o colar, quietinha e envergonhada. Mas eu dei uma boa lambida na orelha dela e disse que ela está nas melhores mãos pra cães e gatos do mundo. Que ela tenha confiança que dará tudo certo.

Ao longe, ouvi os pais dela comentarem com os meus, que o dr disse que isso acontece também porque as pessoas não castram as cadelas. Se a cadela não terá fins reprodutivos, que é um risco deixá-la entrando no cio. Além do prolapso vaginal, eles comentaram sobre uma medonha tal de piometra e o câncer de mama.

Depois que a Helga sair do cio será castrada. E eu?

Continua.....

Lambidonas pra vcs!

3 comentários:

Anônimo disse...

A minha daschund de 7 meses, Jolie, entrou no primeiro cio e foi diagnosticado hiperplasia com prolapso vaginal :( esperamos desinchar e ontem ela foi castrada! Pois corria o risco de todo cio ela voltar a este quadro! Melhor ficar de castigo por 8 dias do que continuar aquele sofrimento em todo cio! :)

la disse...

minha pincher entrou no cio e esta com um barrigao oque pode se. ela tem 7 meses e sua irma nao entrou na cia ainda mas mas acho que minha cadelinha que acbou de entrar na cia esta gravida si nao estiver oque pode ser

Unknown disse...

Eu tenho uma Pit bul e também esta sofrendo de prolapso de vagina! a vagina dela saiu muito para fora, levamos no veterinário , ele tentou reduzir o prolapso mas não obteve sucesso. Dai realizada então a cirurgia nela ( castração, retirada do útero e ovários )agora já se passaram 15 dias de pós cirúrgico, estamos medicando ela e aguardando que baixe os níveis de hormônios dela para haver uma redução para que o veterinário possa colocar a vagina dela de volta.

BEM VINDOS!!!

Esse blog é um diário de animais e pessoas! Alguns animais falarão do seu dia a dia, outros de experiências boas ou ruins.Ou seja, sinta como os animais vislumbram esse mundo louco e maravilhoso em que vivemos.
Aproveitem, divirtam-se e fiquem à vontade para comentários, sugestões e críticas.

Clique no nosso título e veja a postagem atual!