quinta-feira, 20 de março de 2008

NINA---ALÍVIO MUITO GRANDE

Oi, gente!

Como vocês sabem, eu tenho muitos amigos. Incluindo amigos de outras "raças" como os humanos dizem. O Terrorista, que é o bebê de uma amiga minha, a Angélica, ganhou novos pais. A família da Angélica é de dobermans. E o Terrorista, como foi adotado por outra família de humanos, correu um risco muito desnecessário: o corte de suas orelhas e cauda.

A família humana da Angélica, bem que tentou intervir, mas sabe como são certas pessoas que caem na conversa de ALGUNS VITIRINÁRIOS (se fossem veterinários não fariam isso) que se acham cirurgiões.... Até dizer que a operação ía proteger o filho de doenças, eles argumentavam, repetindo uma informção desencontrada.

Minha amiga Angélica chorou muito ao saber. Cirurgia, é um risco sempre e deveria existir apenas em casos de necessidade e não de "estética". A Angélica estava preocupada com o fato de um filhote tão pequeno, se submeter à uma anestesia e de sentir muita dor, de sangrar e pegar infecções...

Mas eu, a Angélica, o Terrorista e todos os outros cães do Brasil, podemos respirar aliviados: essa cirurgia está TERMINANTEMENTE PROIBIDA. Aêêêêêêê!!!!!!!! O Conselho Federal de Medicina Veterinária está proibindo cirurgia estéticas de conchectomia e não recomenda cirurgias estéticas em geral.

Os veterinários que se julgam cirurgiões (e mesmo os cirurgiões) não poderão fazer esse tipo de procedimento que por sinal, está proibido há anos na Europa. Essa proibição visa sempre o bem estar animal e que desrespeitar essa ordem estará cometendo infração e sofrerá processo no conselho de ética e multa.

As cirurgias de conchectomia (corte de orelha) não estão proibidas em casos de cura ou tratamento clínicos, como por exemplo animais com tumores nas orelhas.

Também é preciso diferenciar cirurgia estética de cirurgia reconstrutiva. Uma coisa é cortar a orelha do animal só porque alguém disse que fica mais bonitinho. Outras coisa é reconstruir uma orelha mutilada numa briga, por exemplo (animal que leva uma mordida na orelha). A primeira visa transformar o animal em algo que o dono deseja (puramente estética) e a segunda visa fazer o animal voltar a ser o mais parecido possível com que ele era (reconstrutiva).

Era bom também que esses "profiçionais" (sim, com cedilha mesmo pra ornar com eles), fossem denunciados ao CRMV. Por isso, quando souber, denuncie.

Como diz a minha mãe a respeito da mãe do Terrorista: "Quer fazer uma cirurgia estética pra ficar tudo bonitinho em casa? Começa no seu nariz de corvo e nas orelhas de Dumbo do seu marido!"

Abençoados sejam todos os que se esforçaram pra que nosso sofrimento fosse reduzido! São Chico os ajude sempre! Lambidas mais que especiais!

Nenhum comentário:

BEM VINDOS!!!

Esse blog é um diário de animais e pessoas! Alguns animais falarão do seu dia a dia, outros de experiências boas ou ruins.Ou seja, sinta como os animais vislumbram esse mundo louco e maravilhoso em que vivemos.
Aproveitem, divirtam-se e fiquem à vontade para comentários, sugestões e críticas.

Clique no nosso título e veja a postagem atual!