quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

NINA - Consciência Ambiental - Reintrodução de Animais.

Oi gente!

Tenho uma coisa muito importante para dizer hoje, diz respeito aos animais silvestres / selvagens.

A consciência ambiental está ganhando um espaço cada vez maior na midia, hoje é comum ver nos jornais e programas de televisão notícias sobre desastres ecológicos e também programas de recuperação de matas e reintrodução de animais selvagens. Isso é muito bom, está mais do que na hora do bicho homem aprender a respeitar nossa Mãe (Natureza), mas é preciso ter alguns cuidados com as informações que estão passando por aí.

Um dia desses estava em casa vendo TV com minha mãe e meu pai, estávamos vendo uma ONG que cuida de animais silvestres apreendidos e fazem a reintrodução deles na natureza quando estão recuperados. Minha mãe sempre fica muuuuuito emocionada quando vê esse tipo de programa (com razão, é muito emocionante ver um animal ganhar sua liberdade), mas dessa vez meu pai explicou que nem sempre as coisas são tão bonitas como o programa estava mostrando. Por exemplo, mostraram um gavião que após o tratamento foi solto e segundo o programa eles sabiam que ele estava bem porque ele voltava para receber comida. A princípio você pode pensar, é verdade, eles viram que o animal estava bem, MAS meu pai explicou que na verdade esse animal não estava pronto para ser reintroduzido (apesar de falarem que estava) e que isso é muito comum e representa que a reintrodução não foi bem sucedida(apesar do programa dizer que sim). Ele disse que esse animal por exemplo estava totalmente domesticado e um programa sério de reitrodução deveria tirar esse comportamento do animal antes de liberá-lo, pois ele é um gavião, uma ave de rapina, que caça e não um animal que vem pedir comida. Infelizmente a maioria dos programas de reintrodução de animais não se importa muito com esse tipo de coisa, os animais são reintroduzidos quando estão saudáveis, não importando se estão se comportando como domesticados ou não.

Não quero que ninguém seja contra ONG´s que fazem a reintrodução de animais, mas é preciso saber o que está fazendo para fazer direito. Infelizmente grande parte dos animais uma vez aprisionados, nunca terão condições de voltar à natureza.

Por outro lado um dia vimos um outro programa (muito consciente) dizendo sobre penguins de magalhães que perdem sua rota e acabam em praias brasileiras. Segundo a pessoa responsável pelo resgate desses animais, todos eles são tratados e são encaminhados a zoológicos. A princípio isso seria um absurdo, pegar animais livres e colocar em cativeiros, mas a explicação para esse ato é simples e lógica. Esses animais que se perdem do grupo, por seleção natural seriam eliminados do grupo, seria justo tratar desses animais, alimentá-los, deixá-los mais fortes e recolocar com o seu bando? Ao fazer isso esse pinguim que a natureza tinha eliminado, irá competir com animais que, se não fosse a interveção humana, seriam os mais fortes.

Como se pode ver, essa questão é muito complexa e tem vários outros pontos a serem discutidos. O mais importante é sempre sabermos que A PRESERVAÇÃO É SEMPRE O MÉTODO MAIS EFICIENTE DE AJUDAR A NATUREZA. É muito mais fácil prevenir do que remediar.

Lambidas a todos

Nenhum comentário:

BEM VINDOS!!!

Esse blog é um diário de animais e pessoas! Alguns animais falarão do seu dia a dia, outros de experiências boas ou ruins.Ou seja, sinta como os animais vislumbram esse mundo louco e maravilhoso em que vivemos.
Aproveitem, divirtam-se e fiquem à vontade para comentários, sugestões e críticas.

Clique no nosso título e veja a postagem atual!